Quase comecei esta news com um grito. Um grande “aaaaaaa” com muitas linhas, como às vezes faço nas redes.
É difícil explicar a sensação de libertação e, ao mesmo tempo, de extrema ansiedade, de decidir colocar um ponto final num livro. Após múltiplas (auto)reedições para acertar o máximo possível de detalhes antes de enviá-lo à editora. Após o que, na prática, somam 4 anos de trabalho.
Houve pausas no percurso, é claro. Teve a tese. Árvore Inexplicável. Mas, enquanto eu não terminava, PB2 continuava comigo o tempo inteiro, lá no fundo, vindo à superfície volta e meia para me dar um oi, me lembrar da cena que eu estava ansiosa para escrever, mas sua vez ainda não chegaria por meses. E meses.
E agora mandei o livro pra editora. Vai precisar de ajustes, provavelmente. Meus editores vão ler, depois vamos conversar, vou fazer os que achar pertinentes, devolver o livro pra eles. A partir do momento em que aprovarem a versão pós-ajustes, são 5 meses de produção editorial. E muita gente trabalhando nesse livro, devolvendo pra mim a cada vez. Então, veja bem, ainda tem chão até o livro chegar nas suas mãos.
Mas, quando chegar, saiba que cada pessoa que tiver trabalhado nele entregou o melhor de si para que a experiência de leitura seja a mais incrível. O pessoal do grupo Companhia é apaixonado por livros de um jeito que dá gosto.
Bate-papo HOJE, às 19h, no canal da Suma!
Já em julho a editora me convidou pra conversar com a Fernanda Castro, autora de Mariposa Vermelha (Suma, 2023), O Fantasma de Cora (Gutenberg, 2022) e Lágrimas de Carne (Dame Blanche, 2020), com mediação da Jana Bianchi, autora da fantasia urbana Lobo de Rua (Dame Blanche, 2020), idealizadora da revista Mafagafo e de um monte de projetos literários incríveis (aliás, dos quais a própria Fernanda participou), autora de vários contos publicados em revistas gringas. A Fernanda também, aliás, e até saiu recentemente uma entrevista dela sobre terror (em inglês).
Além de serem autoras talentosíssimas que admiro demais, as duas são minhas amigas, e é um prazer estar trilhando esse caminho pela literatura fantástica brasileira junto com elas.
Continuo sonhando com o dia em que os lançamentos mais badalados sejam os nacionais. E, sabe, às vezes me permito acreditar que não estamos tão longe. Pensando em todo o sucesso de Mariposa Vermelha, da Duologia Boreal (Luzes do Norte e Sombras do Sul, Galera, 2022), da Giu Domingues, do lançamento mais recente da Paola Siviero, A lenda da caixa das almas (Gutenberg, 2023), e tantos, mas TANTOS outros, eu me permito sonhar.
Audiobook de Árvore Inexplicável
Ainda não tenho data de lançamento, mas terei em breve (e será logo). Quero dizer apenas que na próxima newsletter vou contar um pouco da experiência maravilhosa que foi gravar a narração da Diana e participar do casting dos atores que deram vida à narração do Tiago e da Mayara. Sério, eu estou doida pra compartilhar essa experiência com você, e mandaria a news sobre isso hoje mesmo, se já não tivesse tanto assunto nesta!
Foi maravilhoso trabalhar com profissionais tão dedicados, talentosos e generosos. Falei um pouquinho deles num vlog (“Último dia em SP”) no Tiktok e no Reels, mas o áudio estava péssimo e juro que já corrigi isso nos vídeos seguintes.
Falando em redes sociais…
Se você me acompanha, deve ter notado que andei diminuindo a frequência de postagem no X (finado Twitter) e voltei a postar vídeos no Tiktok e no Instagram. Já desde o final do doutorado estava planejando reviver meu canal no Youtube Que bruxaria é essa?, e vou começar a postar nessas redes.
Além das trends engraçadinhas, são cinco eixos principais:
Bruxas (e estudos relacionados), em tom acessível;
Resenhas de livros cuja leitura recomendo;
Vida na França e viagens (afinal, recebo perguntas curiosas);
Dicas de escrita (o tipo de pergunta que mais recebo nessa vida);
Conteúdos variados sobre meus livros, claro!
A câmera do meu celular deixa a desejar, e meu microfone é bem simplinho, mas estou editando pro conteúdo ficar dinâmico. Espero conseguir ir melhorando o equipamento aos poucos!
Além dessas novidades nas redes, queria reiterar que, como é muito difícil depender de rico arrombado algoritmo pra divulgar meu trabalho, vou concentrar boa parte do conteúdo sobre meus livros aqui na newsletter e no meu canal do Telegram. Aliás, tem coisa que será EXCLUSIVA desses dois meios. Fique de olho ;)
Porém Bruxa autografado no site da Companhia
Essa semana entraram à venda no site da Companhia das Letras os cem exemplares que autografei antes de voltar pra Lyon. É só selecionar a opção “exemplar autografado”. E, nas comprar acima de R$ 99 no site, o frete é grátis pra todo o Brasil.
Tem ainda alguns exemplares de Árvore Inexplicável no site (que assinei naquela live maravilhosa, também logo antes de vir pra Lyon ano passado).
Se você mora em São Paulo e quer algum dos dois autografado ou Senciente Nível 5 (cujos exemplares impressos estão acabando), tem na livraria Martins Fontes Paulista. Dá pra ligar lá e reservar, se quiser garantir o seu, e eles atendem até por WhatsApp.
Semana passada postei nos stories do Instagram duas coisas diferentes que geraram muitas reações.
Primeira: músicas legais que o Porém Bruno descobriu e acrescentei à minha playlist “Ísis” no Spotify, vulgo a que mais uso durante a escrita do PorémVerso. Como muita gente pediu o link, achei legal compartilhar aqui.
A segunda coisa foi uma foto de uma frasesinha despretensiosa escrita no caderninho, de um trecho que acrescentei durante essa última revisão. A frase final nem ficou exatamente assim, mas vou pôr aqui de todo modo, porque tem um tchans:
Isso está no capítulo 40 de 43, veja bem. E qual é o tchans, além do óbvio? Eu postei essa frase nos stories com uma música do meu cantor preferido, que, aliás, está na playlist, no seguinte trecho:
I won’t deny I’ve got in my mind now all the things that we’d do
So I try and talk refined for fear that you find out how I’m imagining you
Talk, Hozier
Se você leu a novela “Agora Diplomata”, exclusiva da edição de Porém Bruxa da Suma (2023), tanto impressa quanto e-book, tem uma ideia do que estou falando.
he he he
Fico por aqui hoje!
Mulher, além de dicas de escrita você podia dar dicas de fortalecimento de pulsos! Assinar esse tanto de livro não é molezinha que eu sei — e você na foto com a maior cara de plena hahah <3 parabéns pela entrega do livro!
Parabéns, flor! Adorei as notícias todas 🧡